Sobre

A Astúcia nasceu em 2015, depois de muito estudo e muita degustação de cervejas diferentes, do Brasil e de todo o mundo e da vontade de Edson e Marcelo, tio e sobrinho, ir para o outro lado do mundo da cerveja, sair do lado de quem consome para o lado de quem produz.

O primeiro ano foi de muito mais estudo e muitos testes, com 18 produções no primeiro ano, todas na garagem do Sr. Márcio, pai do Marcelo no bairro Mangabeiras. E o primeiro prêmio veio logo na cerveja da nossa terceira produção, a Astúcia Liberdade, uma American Pale Ale, ganhou como melhor cerveja em um concurso realizado pelo grupo de amigos Cervejeiros Caseiros-MG.

Em 2016 apostamos na proposta do amigo Eduardo Brasil que montava a Cervejaria Velho Brasa. O projeto de transformar seu hobby e de alguns amigos em um negócio nos atraiu. Nosso hobby cresceu e viramos cervejeiros ciganos, junto com alguns bons amigos das cervejarias Trem das Gerais, Baum, Artéza, Joy, CTP, e Malle. E, depois de mais testes, agora numa escala maior, em 2017 saiu o primeiro registro no MAPA de nossa cerveja e ela foi pro mercado.

O ano de 2018 foi de mudança, passamos a produzir na Cervejaria Capim Branco, com aumento na escala de produção e equipamentos mais automatizados foram fundamentais para nosso crescimento.

Em 2019  iniciamos mais um patamar, iniciamos a construção de nossa cervejaria própria com um Tap Room em local privilegiado na Zona Sul de Belo Horizonte, planejando a inauguração para Março de 2020.

A pandemia do coronavirus atrapalhou os planos de inauguração, e a grande festa foi adiada, o Tap Room está funcionando, com as restrições devido ao momento, mas a festa de inauguração ficou para um futuro próximo

Em 2020 ampliamos nossos parceiros e produzimos em mais algumas cervejarias, além da Capim Branco, como as Cervejarias Rhara e Do Beer.

E nossas cervejas estão a venda por aí em Belo Horizonte e mais algumas cidades do interior.

Cervejaria Astúcia – Belo Horizonte/MG