Marcelo Maciel

Formado em Engenharia Civil pela UFMG, empresário a mais de 25 anos, conheceu em Maio de 2014, em um jantar harmonizado promovido pelo amigo e beer sommelier Paulo David o mundo das cervejas artesanais e especiais.

Alguns meses depois, ainda em 2014, resolveu que ia aprender a fazer cerveja. Depois de tentar aprender em pesquisas e vídeos na internet, com informações muito confusas e contraditórias, decidiu fazer um curso para aprender.

Procurou a Acerva Mineira, e o então presidente Humberto Mendes, da Cervejaria Jambreiro, indicou alguns cursos para cervejeiros caseiros, um deles seria realizado na Confraria do Malte. Chamou seu tio Edson e em dezembro de 2014 fizeram o curso de produção caseira de cerveja ministrado pelo experiente cervejeiro Danilo Mendes.

Depois de alguns cursos rápidos, como Gestão Sensorial, ministrado por Rafael Reis, Leveduras e Microbiologia, ministrado pela Dra. Beatriz Borelli e pela Dra. Luciana Brandão e Processos e Tecnologia Cervejeira, ministrado por Carlos Henrique Vasconcelos, cursou nos anos de 2018 e 2019 a Pós-Graduação LatuSensu em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau-SC, se formando na primeira turma de Belo Horizonte deste curso.

Atualmente exerce o cargo de Diretor Tesoureiro da Acerva Mineira e é membro do grupo de trabalho em prol da Cerveja Artesanal na SEAPA-MG.